Alimentos Radioativos
Seria muito ingênuo de nossa parte pensar que “nada aconteceu”, como mais uma vez os políticos nos fizeram acreditar . Como podemos ser tão ingênuos e acreditar que nada aconteceu quando as partículas radioativas foram detectadas em Vladivostok, na Rússia, a 800 quilômetros da zona de conflito? Será que as partículas voaram em linha reta indo toda para a zona russa sem espalhar-se?
É óbvio que a radiação se estende a todos os lugares com mais ou menos a mesma intensidade. 800 quilômetros a norte, sul, leste e oeste. Isso não afeta o alimento e água? Claro!
Detectaram altos níveis de radioatividade no leite e outros produtos agrícolas ao redor da área de desastre. Espinafre têm mostrado altos níveis de radioatividade.
Como é o alimento contaminado?
Até agora sabemos que, como dizem os especialistas os níveis de água foram detectados por iodo radioativo acima de 900 becquerel(unidade de medida radioativa). Sabemos que o nível permitido é de 300, podemos imaginar a extensão dos danos. E os fabricantes se atrevem a dizer que os níveis não são perigosos.
Os locais onde foram detectados níveis elevados de radioatividade estão em áreas ao sul de Fukushima, mais precisamente nas províncias de Gunma, Tochigi e Chiba. Enquanto as autoridades dizem que não representam uma ameaça para a saúde.
Um dos alimentos que sei o seu grau de contaminação é o espinafre. Excedeu 27 vezes o limite legal de radioatividade.